Na ponta dos dedos: governo lança o app Cultura Paraná

Cultura e entretenimento estão mais próximos do que você imagina, no Paraná. Com apenas um toque dos dedos, é possível ficar por dentro dos principais eventos culturais e atrações em todo o Estado. Tudo isso graças ao recém-criado Cultura Paraná, um aplicativo para celular smartphone.

Apresentado pelo governo estadual na semana passada, o app é uma ferramenta para se informar sobre o que acontece de mais relevante nos municípios paranaenses: cursos, oficinas, palestras e demais atividades de formação.

No Cultura Paraná, você pode selecionar um município específico para pesquisar os eventos cadastrados na área; a criação de uma agenda pessoal, com as atividades salvas pelo usuário; a disponibilidade de enviar aviso de eventos para amigos e grupos de amigos por meio das redes sociais; e a facilidade de filtrar a programação por data e categoria.

Graças a um sistema de geolocalização, a tecnologia pode mostrar a programação cultural das cidades paranaenses. Os gestores municipais terão um login e uma senha para alimentar as informações. Todos terão espaço para divulgar seus trabalhos. A cultura tem que ser acessível e ficar mais próxima do cidadão, explicou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, via assessoria.

DSC_0042
Gestores municipais podem cadastrar no app os eventos de sua cidade

GUARAPUAVA
A reportagem do CORREIO testou o aplicativo nesta segunda-feira (22). O Cultura Paraná tem uma interface simples e se divide em três tópicos de navegação: Eventos culturais, Espaços culturais e Mapa.

Na opção Alterar município, é possível conhecer as atrações e os espaços de Guarapuava. Mas, nesta segunda-feira, não havia opções de eventos cadastrados na plataforma.

Já em termos de locais, constam o Arquivo Histórico, o auditório da Unicentro, bibliotecas, a Casa Benjamin Teixeira, a sede da Banda Jovem, a Casa da Cultura, o Centro de Artes Iracema T. Ribeiro, o Pahy, o Cine Unicentro, o Cine XV, museus (Ciências Naturais, Visconde de Guarapuava e o de Entre Rios), Parque das Araucárias, entre outros.

DOWNLOAD
Hoje, o aplicativo pode ser encontrado gratuitamente na Play Store (loja de aplicativos do Google) e será liberado já nesta semana para usuários do sistema iOS, da Apple. Para quem tem celular do tipo smartphone, é só baixar e começar a usar.

Texto: Cristiano Martinez
Fotos: Ilustrativa/Arquivo/Correio