Mês de aniversário da Unicentro inicia programação cultural

O mês de junho sempre é especial para a comunidade da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Nesse período, a instituição de ensino superior comemora seu aniversário de fundação. Em 13 de junho de 1990, ela foi criada oficialmente, a partir da fusão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava; e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati.

Em 2016, a programação de aniversário da Unicentro privilegia a área cultural, com apresentações musicais, eventos literários, exposições e o lançamento de um dos eventos mais aguardados do ano: o 6º Festival Universitário da Canção (Fuca). Na verdade, as atividades só estão começando este mês, pois o cardápio segue até dezembro.

Talvez a grande novidade em relação ao Fuca é a realização de uma data especial no próximo dia 24, às 19h30, quando será feito o lançamento oficial do evento ao som dos vencedores da edição de 2015. Será uma noite acústica no auditório Francisco Contini, do campus Santa Cruz. Entrada gratuita.

O dia 24 também será ocasião para assinatura de um termo de cooperação entre a Unicentro e a É-Paraná, que é a emissora televisiva educativa do governo estadual. O objetivo da parceria é a transmissão ao vivo da sexta edição do Fuca para todo o Paraná.

01 (1)

Realizado anualmente, o festival chega à sua sexta edição em 2016, mantendo a perspectiva de revelar novos talentos musicais e confirmar os nomes já conhecidos do meio musical de Guarapuava e região. Tradicionalmente, o Fuca é feito em três noites competitivas, em que os aspirantes aos prêmios se dividem em duas categorias: Interpretação (versões de canções já gravadas) e Composição (material inédito e de autoria dos candidatos).

Por enquanto, ainda não foi revelado o regulamento para 2016. Isso deve ocorrer a partir do lançamento da sexta edição, ao final deste mês.

Mas, antes, no dia 23, tem ação cultural diferente no campus Santa Cruz. No quiosque, às 17h30, será inaugurado o projeto Cultura e café com o especial Fuca. A ideia é fazer uma jam session com os participantes de todas as cinco edições do festival.

BLOOMSDAY
A programação cultural alusiva aos 26 anos da Unicentro não se restringe somente a Guarapuava, onde funcionam os campi Santa Cruz e Cedeteg. Em Irati, um dos pontos altos é o festival literário Bloomsday, nesta sexta-feira (17), às 19h, no Empório São Luiz (travessa Jaime Luiz Stolf, 34, Centro).

james-joyce
O escritor James Joyce (Divulgação)

O Bloomsday (Dia de Bloom, em tradução livre) tem esse nome numa referência a Leopold Bloom, personagem principal do romance Ulysses, escrito pelo irlandês James Joyce (1882-1941) e lançado em 1922. As mais de mil páginas dessa obra (da edição mais recente, lançado em 2012 pela Companhia das Letras, na tradução elogiada de Caetano W. Galindo para o português) apresentam uma história que se passa num único dia na vida do protagonista: 16 de junho de 1904.

Por isso, a data é comemorada anualmente sempre no dia 16, que é hoje. Em virtude de questões operacionais, a versão iratiense do Bloomsday tem sido feita nos últimos anos em datas próximas ao dia eternizado em Ulysses.

Neste ano, a quinta edição promete ser ainda mais especial. Segundo um dos organizadores do evento, o professor de literatura do Departamento de Letras/Unicentro, Edson Santos Silva, o festival de 2016 é maior. Por conta dos 400 anos de morte dos dois ‘monstros literários’ [Miguel de Cervantes e William Skakespeare] teremos um Bloomsday em dose tripla: um luxo e com bossa-nova em homenagem aos 85 anos de João Gilberto.

Como nos anos anteriores, a quinta edição juntará literatura e boemia, com cardápio etílico diversificado, música e muita movimentação na festa literária. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Irati, Caminhos do Paraná, Alacs e Fundação Denise Stoklos.

01 (4)

EXPOSIÇÕES
Além de música e literatura, a agenda cultural de aniversário da Unicentro também reserva a promoção de exposições artísticas nos três campi (Irati, Cedeteg e Santa Cruz).

Na próxima terça-feira (21), tem abertura da mostra Caleidoscópias, de Natália Gomes Thimóteo, com pinturas em tela. O material ficará exposto no Centro de Exposições do campus Santa Cruz.

De 27 a 30 deste mês, o auditório Denise Stoklos do campus Irati recebe a exposição de fotos antigas Seminário Santa Maria / Fecli / Unicentro.

01 (3)
Apresentação do Coral da Unicentro

Em agosto/setembro, o público pode marcar na agenda a exposição fotográfica As faces do campus Cedeteg. O material ficará de 15 de agosto a 2 de setembro, no hall do Bloco da Direção Geral daquela unidade.

LEITURA
No campo da leitura, destaque para dois eventos: o projeto Dom Caixote e os varais literários.

O primeiro está programado para a semana que vem, no dia 23 (uma quinta-feira). O Dom Caixote será lançado no hall do Bloco da Administração, às 10h. Trata-se do projeto de Biblioteca Comunitária Livre do campus Cedeteg.

Já o Varal se replica em duas propostas. Uma delas durante todo o mês de agosto, no Santa Cruz. Chama-se Varal de Poesias/Contos/Versos/Músicas.

13428519_397441517093256_5276556529378742290_n

O outro se refere ao 2º Varal Literário do campus Cedeteg, no Centro de Convivência. Está programado para ocorrer entre 4 e 22 de julho.

****Cristiano Martinez
Fotos: Ilustrativa/Coorc Unicentro