Kingargoolas apresenta capa do inédito segundo disco

Cristiano Martinez
Reportagem local

A banda guarapuavana de surf rock instrumental está muito perto de lançar o segundo disco de estúdio. Depois de soltar dois novos singles em shows e disponibilizá-los para streaming, o quarteto divulgou nesta segunda-feira (29) a capa e o nome do trabalho, que terá versões em CD e vinil.

10986652_929959720383059_8127216529889594371_n
Fotos: Divulgação

Com arte de Gustavo Santos Silva, o Gustas, o álbum de inéditas se chamará ‘Tales From the Instro Zone’. Segundo informações da fanpage oficial da banda, o material será lançado entre julho e agosto deste ano, nas versões CD e vinil, confirmando o que a reportagem do CORREIO já havia antecipado semanas atrás, na versão impressa do jornal. Finalizado na Heaven Studio, em Guarapuava, com produção de Alessandro Küster, o novo trabalho tem prensagem no bolachão 180 gramas.

Algumas semanas atrás, o Kingargoolas já tinha dado uma prévia do novo trabalho com o lançamento virtual de ‘Tit’s a Go-Go’. Como o disco ainda não foi para a fábrica, resolvemos soltar uma das 12 faixas inéditas. É uma forma de deixar um gostinho de ‘quero mais’ na galera que curte nosso som, disse à época, em entrevista ao CORREIO, o baixista da banda, Joelton Lustosa, mais conhecido como Joerto.

O disco será lançado pela Orleone Records, de Neri Orleone Recz (Mullet Monster, Sinners, 99NOiseagain) e que também comanda o leme da Mamuteprod Entertainment.

Como não deixaria de ser, o novo trabalho mantém a banda na onda do surf music e instrumental. Para quem ainda não sabe (se é que tem alguém assim), o quarteto guarapuavano sempre compôs, gravou e fez shows somente com a força do som único, sem participações de vocalistas. Em qualquer estilo musical (à exceção da música clássica), a exclusão do recurso vocal é ao mesmo tempo um risco e uma experimentação. Ainda mais nas terras do índio Guará, onde o rock pertence a um nicho específico (apesar de numeroso, em termos de bandas profissionais e garageiras) e o surf music é um subgênero (sem menosprezar sua importância).

Na comparação com o primeiro disco, segundo Joerto, o novo trabalho apresentou nítida evolução. Atingimos um nível de produção e qualidade que se aproxima daquilo que é o ideal para nós: guitarras, baixo, timbres, a sensação de ao vivo. Estamos curtindo muito mais as músicas do novo CD.

Talvez o Kingargoolas seja a única banda que há dez anos se mantém fiel à sonoridade surfista, um estilo que vem à mente quando se fala em mulheres, cervejas, praia e calor. Como não se lembrar de bandas do naipe de The Beach Boys, com seus vocais únicos, alegria juvenil e maturidade psicodélica numa fase posterior a seu surgimento; ou de artistas como Dick Dale, guitarrista norte-americano mais roqueiro que foi incensado pelo diretor Quentin Tarantino nos anos de 1990.

Aliás, cinema e quadrinhos são outras influências dos King’s, em Guarapuava. Se a cidade não tem o mesmo sol californiano e a praia dos Beach Boys (mas mulher e cerveja, isso tem) como inspiração, a banda guarapuavana bebe na fonte do cinema de diretores como Francis Ford Coppola (de ‘O Poderoso Chefão’). Inclusive, a banda costuma tocar alguns temas de filmes durante seus shows que, aliás, apresentam uma set list cada vez mais autoral e menos calcada em covers/versões.

O que dá mostras da maturidade da banda, já que o Kingargoolas consegue sustentar um show de uma ou duas apenas com as músicas compostas pelo quarteto instrumental e sob suas máscaras sui generis.

COLETÂNEA
A onda de vinil na carreira dos Kingargoolas já havia sido antecipada na coletânea em vinil 12’’ ‘Weirdo Fervo # 1’, que conta com a música inédita da banda ‘Fórceps Poseidon’.

Primeiro lançamento da Wildstone Records, o álbum traz faixas das bandas Strato Feelings, os SAVAGES, Mary O and The Pink Flamingos, Reverendo Frankenstein, Mauricio Garcia Mauk & Os Cadillacs Malditos, Bang Bang Babies, Kingargoolas e Colt Cobra, além dos incríveis homens-banda the amazing onemanband, O Lendário Chucrobillyman, DESGRAÇADO e Thee Undead Big Blues Shit.

A distribuição fica por conta do 180 Selo Fonográfico (POA-RS), Esta Noite Encarnarei no teu compacto (Belém-PA), Mumbo Gravações Elétricas (Vila Velha-ES), Mandinga Records (Goiânia-GO), Reverb-Brasil (São Paulo-SP) e Loco A Go-Go (São Paulo-SP).

FORMAÇÃO
O quarteto Kingargoolas atualmente é formado por Mackey Pacheco (guitarra), André Arêdes (guitarra), Joelton Lustosa (baixo) e Celso Costa (bateria). Em sua discografia, tem o primeiro disco homônimo lançado em 2013.