Editora Unicentro participa de evento nacional em Foz do Iguaçu

Até sexta-feira (26), Foz do Iguaçu será a capital nacional dos livros universitários. Mais de 100 editores e diretores de entidades do meio acadêmico de todo o Brasil se reúnem a partir desta quarta-feira (24) no Oeste do Paraná para discutir o futuro das editoras ligadas a universidades.

Trata-se da 30ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), uma entidade que reúne casas editoriais universitárias, ou seja, organizações especializadas na publicação de material produzido principalmente no meio acadêmico. Não por sinal, um dos debates do evento é sobre os novos cenários do mercado editorial para as editoras com esse perfil.

Uma das participantes do encontro é a Editora Unicentro, mantida no campus Santa Cruz, em Guarapuava, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Segundo a diretora da casa, a professora Denise Witzel, o evento na fronteira é importante porque reúne editores e representantes de universidades do Brasil todo, filiados à Abeu. A expectativa é justamente que nesses encontros a gente possa discutir a gestão das editoras e estabelecer parcerias para viabilizar as publicações, pensando no mercado editorial, explica, por telefone, ao CORREIO. Inclusive, na tarde desta terça-feira (23) ela está a caminho de Foz para representar a Unicentro.

Para Witzel, um dos principais focos do encontro é discutir a emergência do formato e-book. Ou seja, cada vez mais ocorre uma demanda por textos não impressos em papel.

estande-unicentro2
Anualmente, a Editora Unicentro publica entre 14 e 15 livros

IAPAR
Essa edição do encontro de editores integra o calendário de eventos comemorativos dos 45 anos do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), organizador do evento juntamente com a Abeu.

PROGRAMAÇÃO
A abertura do encontro da Abeu ocorre na manhã de amanhã, com a conferência A relação entre as instituições de ensino superior/institutos de pesquisa, as editoras universitárias e os livros científicos, técnicos e profissionais (CTP), de Sayri Karp (Eulac).

À tarde, tem a mesa-redonda Abeu 30 anos: o associativismo como promotor do fortalecimento das editoras universitárias, com Marcelo Di Renzo (moderador) e os palestrantes Flávia Garcia Rosa (Abeu/Edufba), Marcos Fernando Ziemer (Ulbra/CRUB) e Claudio Benedito Silva Furtado (Confap).

E, ao final do primeiro dia, tem um Café de Negócios, espaço dedicado a propostas de coedição, parcerias comerciais, discussão de assuntos comuns. Para a diretora Denise Witzel, é uma oportunidade de ampliar a atuação da Editora Unicentro. Existe uma possibilidade de entrarmos no catálogo nacional da Abeu.

Mais informações sobre o evento, acesse aqui.

Texto: Cristiano Martinez
Fotos: Ilustrativa/Arquivo/EBC