Contra a gripe, Guarapuava chega a 97% de imunização

No último dia da campanha nacional contra a gripe, Guarapuava ultrapassou a meta estabelecida pelo governo federal e já está em 97,31% geral de imunização dos grupos prioritários. Os dados da Secretaria de Saúde foram divulgados na manhã desta sexta-feira (9).

Nossas equipes trabalharam incansavelmente para vacinar o maior número de pessoas que pertenciam aos grupos prioritários. Ficamos felizes por chegar tão perto dos 100%, pois mostra toda a dedicação da secretaria em cuidar da saúde de nossa população, destacou a secretária de Saúde, Renata Brito Araújo, via secretaria.

Até aqui, as unidades básicas de saúde de Guarapuava aplicaram mais de 44,4 mil doses. Hoje é a última oportunidade de imunização gratuita contra três tipos de gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B), para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais; e professores.

Após o fim da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde orienta os municípios que intensifiquem a imunização dos grupos prioritários e estendam a oferta da vacina para públicos específicos.

Depois de garantir as doses necessárias para os grupos que ainda não atingiram a meta de 90%, a recomendação é estender a vacina para cobradores e motoristas de ônibus de transporte público, cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua. A recomendação dos novos públicos foi decidida na reunião da Comissão Estadual de Infectologia, realizada pela Secretaria da Saúde na quinta-feira (8), em Curitiba.

É importante que os pais levem seus filhos para serem vacinados. Este é um público que depende da decisão dos adultos para garantir a proteção. Quanto às gestantes, chamamos a atenção para o risco de não tomar a vacina. Durante a pandemia da gripe, em 2009, tivemos muitas grávidas internadas em decorrência da doença e inclusive registramos mortes, o que devemos evitar – Júlia Cordellini

MÉDIA
Temos municípios que estão muito abaixo da média, o que nos preocupa, principalmente em relação a crianças e gestantes, que apresentam maior risco de complicações pela gripe, disse o diretor-geral da Secretaria, Sezifredo Paz. Segundo ele, os municípios que não atingiram a meta de vacinar 90% do público prioritário devem intensificar a busca ativa dessas pessoas.

É importante que os pais levem seus filhos para serem vacinados. Este é um público que depende da decisão dos adultos para garantir a proteção. Quanto às gestantes, chamamos a atenção para o risco de não tomar a vacina. Durante a pandemia da gripe, em 2009, tivemos muitas grávidas internadas em decorrência da doença e inclusive registramos mortes, o que devemos evitar, ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

LOCAIS
As vacinas são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava, das 8h às 17h, com exceção das unidades Trianon, Primavera e UPA Batel. Para receber a dose é necessário apresentar a carteira de vacinação e o documento de identificação com foto.

****Com informações de agências