Com plantio de novas árvores, reforma na Lagoa está em fase final

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou o plantio de novas mudas de árvores na Lagoa das Lágrimas, ponto turístico de Guarapuava. Esse é um dos últimos passos para a finalização das obras, que começaram em setembro de 2016.

Segundo o secretário de meio ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, a troca do calçamento da Lagoa já está em fase final. Com as novas árvores, a tendência é que a reforma termine em pouco tempo.

As espécies que estavam aqui, como a grevílea-robusta, tinham um alto porte e destruíam as calçadas. A nova espécie [liquidâmbar], que vai ficar nas laterais da Lagoa, não causa esse problema, explica o secretário. Ele ainda contou que na parte interior do espaço serão plantadas mudas de ipê-amarelo-mirim e das já conhecidas cerejeiras.

Foto: Redação

O engenheiro florestal Fábio Gorski justificou a retirada das árvores antigas. Segundo ele, a destruição das calçadas era o principal problema, além de riscos para a população com as árvores que já estavam mortas.

As pessoas reclamavam muito com as grevíleas, e agora as pessoas tendo esse espaço renovado elas vão perceber o ganho que foi para a população, argumentou, apontando que as novas espécies não irão mais comprometer a estrutura da Lagoa.

MAIS SOMBRAS, MAIS BONITAS

E, quem já está aproveitando para caminhar pela Lagoa– que está com as calçadas do anel superior praticamente prontas –, pode ver que as mudas foram plantadas numa fase avançada. De acordo com o secretário, elas estão com mais de três metros de altura, e os primeiros resultados poderão ser vistos no próximo verão.

Isso porque, segundo Fábio Gorski, o plantio foi feito de forma correta, utilizando adubação. O próximo passo, explica ele, é aguardar que a natureza também faça o seu trabalho.

Foto: Redação 

As mudas já devem começar a soltar o broto e atingir um porte interessante para a população. Esperamos que elas já tenham um visual avermelhado, que é comum na espécie liquidâmbar, já no ano que vem, disse o engenheiro.

PRESENÇA ESPECIAL

Para colocar a primeira muda na terra, a Secretaria de Meio Ambiente convidou os alunos do Colégio Municipal Padre Estanislau Cebula, que receberam algumas instruções sobre cuidados com a natureza.