Topo 1


Agricultura A governadora em exercício Cida Borghetti participou na manhã desta segunda-feira (19) na Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), em Curitiba, do lançamento do Censo Agropecuário 2017. O evento contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto Ramos, além de representantes de diversos setores produtivos do Estado. 
Curitiba, 19/06/2017.
Foto: Orlando Kissner/ANPr

Publicado em junho 19th, 2017 | por Jornal Correio do Cidadão

Cida Borghetti participa do lançamento do Censo Agropecuário 2017

A governadora em exercício Cida Borghetti participou na manhã desta segunda-feira (19) na Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), em Curitiba, do lançamento do Censo Agropecuário 2017. O evento contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto Ramos, além de representantes de diversos setores produtivos do Estado.

A partir de outubro deste ano, técnicos vão percorrer aproximadamente 370 mil estabelecimentos agropecuários de todo o Paraná para fazer o levantamento de informações sobre área, produção, características da mão de obra, irrigação, uso de agrotóxicos, entre outros temas. A coleta de dados deve durar cinco meses.

De acordo com a governadora em exercício, o levantamento é importante para medir a evolução do setor agropecuário no Estado. “O agronegócio é um setor que a cada ano quebra recordes e impulsiona a economia em várias regiões do Estado e do País. Apesar de ocuparmos apenas 2% do território brasileiro, respondemos por 20% da produção agrícola nacional. Esses números nos orgulham”, afirmou.

O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

A governadora em exercício Cida Borghetti participou na manhã desta segunda-feira (19) na Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), em Curitiba, do lançamento do Censo Agropecuário 2017. O evento contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto Ramos, além de representantes de diversos setores produtivos do Estado.  Curitiba, 19/06/2017. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Segundo o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, o Censo irá ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. “Depois de 10 anos o IBGE, mesmo com a crise econômica, conseguiu levantar recursos para uma perfeita e adequada leitura da realidade rural brasileira. No caso do Paraná, vamos conhecer com detalhes o sistema de produção, uso do solo, meio de vida da população rural, seu desempenho, a quantificação da produção, que são informações úteis para calibrar as políticas de apoio ao setor rural”.

O resultado do levantamento é público e as informações servirão de parâmetros para ações e políticas públicas, como criação e aperfeiçoamento de programas e ações para o setor agropecuário. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE no próximo ano. O último levantamento aconteceu em 2007.

DETALHES
O presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, explicou que o objetivo do levantamento é buscar detalhes que normalmente não são levados em consideração pelos estudos regulares, indo até o município, com perguntas pormenorizadas, de forma que se possa cobrir o Brasil inteiro, desde a agricultura familiar até o agronegócio.

“As funções desta pesquisa são inúmeras. Desde a política pública, a capacidade do governo de saber exatamente onde fazer a melhor aplicação de recursos, a melhor política, até a questão acadêmica, no outro extremo, onde você tem espaço para fazer estudos dentro das universidades e dos institutos de pesquisa”, disse.

NÚMEROS
Pelos números, o Paraná é o Estado mais agrícola do país: previsão de colheita de 40 milhões de toneladas; 2º maior produtor de grãos; Com 2 % do território responde por cerca de 20 % da produção brasileira de grãos; 3º maior exportador do agronegócio; 35% do PIB do PR vem do Agronegócio; 1,5 milhão de pessoas vivem no campo; 2º maior produtor de soja e de milho; Maior produtor nacional de trigo; 3º maior produtor de leite.

Texto: AEN
Fotos: Orlando Kissner/ANPr




Voltar ao Topo ↑