Antes de ‘Star Wars’, uma iniciação jedi

O sétimo capítulo da saga Star Wars (ou Guerra nas Estrelas, como era conhecido no passado aqui, no Brasil) se aproxima e os fãs estão em polvorosa pela retomada do épico de ficção científica criado por George Lucas nos anos de 1970. Após duas trilogias (uma delas muito contestada, diga-se de passagem) e um hiato de dez anos sem novas produções cinematográficas, nesta semana chega aos cinemas de todo o mundo Star Wars – O Despertar da Força (2015).

Com direção de J.J. Abrams, um fã confesso da série, o longa-metragem tem uma história que se passa 30 anos após os eventos ocorridos no episódio 6 da franquia (O Retorno de Jedi, filme lançado em 1983). Em Guarapuava, o sétimo episódio está confirmado para esta quinta-feira (17) no Cine XV, com sessões às 16h15 (dublado); 19h e 21h40 (legendado). Os ingressos já estão sendo vendidos na sala de cinema ou via site (www.cinexv.com.br).

Pra quem chegou agora ao universo de Star Wars, deve achar estranho que o episódio 7 seja uma continuação de um filme lançado em 1983, sendo que os episódios 1, 2 e 3 foram produzidos nos anos 2000. Muito confuso? Até para alguns fãs de ficção científica, esse detalhe temporal é quase um anomalia no espaço-tempo. Se você não é um jedi (logo explicarei) ou entende bulhufas de Star Wars, mas quer assistir ao novo filme (um dos mais aguardados do ano), a reportagem do CORREIO preparou um guia especial sobre as duas trilogias lançadas até aqui da franquia mais cultuada do cinema (não fale isso perto de um treker, ou seja, de um fã da série Star Trek).

Independentemente de explicações, uma coisa é certa: o fascínio por Star Wars vai muito além da telona. Está em gibis, desenhos, brinquedos, acessórios, roupas… enfim, na mitologia cultural do Ocidente.

***********************************************************

# TRILOGIA 1 (1977-1983): EPISÓDIOS 4, 5 E 6
Desde o início, o então jovem diretor George Lucas havia planejado produzir nove filmes da saga Star Wars, dividindo-os em três trilogias. Mas, diante de muitos contratempos, ele conseguiu dirigir e produziu apenas a primeira trilogia nos anos de 1970/80.

Com efeitos especiais ainda precários (mas genuínos), Lucas criou a saga intergaláctica de luta entre o bem e o mal, com humanos, alienígenas, tecnologia e a filosofia subjacente à ordem dos jedis (cavaleiros espaciais que defendiam um código de honra). No embate entre o Império e a Aliança Rebelde, surge o jovem Luke Skywalker que descobre a Força (um poder especial) e se envolve com a Princesa Leia e o mercenário Han Solo.

Para contar essa saga, Lucas lançou Uma nova esperança (1977), O Império contra-ataca (1980) e O retorno de Jedi (1983).

E uma curiosidade: o terceiro filme chegou ao Brasil com um erro de tradução em seu título. Ao invés do correto o retorno do jedi (com a preposição do), ficou com a preposição de, dando sentido de volta de um lugar; mas estava se referindo a uma pessoa, no caso o jedi Luke Skywalker.

Uma nova esperança (1977)
Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha em ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergaláctica quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Han Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência.

Fotinha 02

O Império contra-ataca (1980)
As forças imperiais comandadas por Darth Vader (David Prowse) lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto isso, Luke Skywalker (Mark Hamill) tenta encontrar o mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a Força e torná-lo um cavaleiro jedi. No entanto, Darth Vader planeja levá-lo para o lado negro dessa mesma Força.

Fotinha 03

O retorno de Jedi (1983)
O imperador (Ian McDiarmid) está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker (Mark Hamill) liberta Han Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia (Carrie Fisher) das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias. Luke só se tornará um cavaleiro jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da Força. No entanto, a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.

Fotinha 04

# TRILOGIA 2 (1999-2005): EPISÓDIOS 1, 2 E 3
Somente 16 anos depois, George Lucas conseguiu retomar a saga Star Wars e produzir a segunda trilogia entre os anos de 1999 e 2005. Com mais recursos técnicos, o cineasta abusou de efeitos especiais de última geração, desagradando muita gente que torceu o nariz para as imagens incrivelmente artificiais e espetaculares.

Ao invés de dar continuidade cronológica à história finalizada em 1983, Lucas optou por fazer três filmes que funcionam como um grande prequel: as origens de todos os problemas vistos na primeira trilogia. Ou seja, antes de surgimento de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia e Darth Vader havia muito mais: o jovem Anakin Skywalker, o aprendiz jedi Obi-Wan Kenobi, a rainha Padmé Amidala, intrigas e toda sorte de desdobramentos da geopolítica intergaláctica.

Desse modo, a saga de seis filmes se transforma em seis episódios. Em termos de cronologia dos personagens e da história, a segunda trilogia tem os episódios 1, 2 e 3, pois conta as origens de tudo: A ameaça fantasma (1999), O ataque dos clones (2002) e A vingança dos Sith (2005). Já a primeira trilogia, ficou com os episódios 4, 5 e 6, uma vez que são as aventuras mais distantes no tempo.

Apesar da grande expectativa vivida pelos fãs na virada do milênio, a nova trilogia decepcionou o roteiro fraco dos filmes, os personagens insossos e os efeitos especiais exagerados. Só valeu a pena para ver a transformação de Anakin em Darth Vader (um spoiler mais do que esperado).

A ameaça fantasma (1999)
Quando a maquiavélica Federação Comercial planeja invadir o pacífico planeta Naboo, o guerreiro jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) embarcam em uma aventura para tentar salvar o planeta. Viajam com eles a jovem rainha Amidala (Natalie Portman), que é visada pela Federação pois querem forçá-la a assinar um tratado político. Eles têm de viajar para os distantes planetas Tatooine e Coruscant em uma desesperada tentativa de salvar o mundo de Darth Sidious (Ian McDiarmid), o demoníaco líder da Federação que sempre surge em imagens tridimensionais (a ameaça fantasma). Durante a viagem, Qui-Gon Jinn conhece um garoto de nove anos que deseja treiná-lo para ser tornar um jedi, pois o menino tem todas as qualidades para isto.

Fotinha 05

O ataque dos clones (2002)
Dez anos após a tentativa frustrada de invasão do planeta Naboo, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e Padmé Amidala (Natalie Portman) estão juntos novamente. Neste período de tempo Obi-Wan passou de aprendiz a professor dos ensinamentos jedi para Anakin, sendo que ambos foram destacados para proteger a agora senadora Amidala, que tem sua vida ameaçada por facções separatistas da República, que ameaçam desencadear uma guerra civil intergaláctica. Com o passar do tempo surge um romance proibido entre Anakin e Amidala, pois os cavaleiros jedi não têm permissão para se apaixonarem.

Fotinha 06

A vingança dos Sith (2005)
As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e as diferenças entre o Conselho Jedi e o chanceler Palpatine (Ian McDiarmid) aumentam cada vez mais. Anakin Skywalker (Hayden Christensen) mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala (Natalie Portman) não seja afetado por esta situação. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious (Ian McDiarmid) até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os cavaleiros jedi.

Fotinha 07

Texto: Cristiano Martinez, com informações de Adoro Cinema
Fotos: Divulgação