Agentes culturais e municípios discutem eleição do Consec

Uma pré-conferência para discutir os encaminhamentos das eleições do Conselho Estadual da Cultura (Consec) foi organizada nesta segunda-feira (24) na Casa da Cultura, em Guarapuava. Foram convocados representantes dos 39 municípios da macrorregião Centro-Sul do Paraná.

A reunião teve por objetivo, principalmente, repassar as orientações necessárias para que cada microrregião possa indicar seus candidatos ao Consec em tempo hábil, já que o prazo é dia 27 de maio. Por isso, de acordo com a diretora de cultura de Guarapuava, Rosevera Bernardin, a pré-conferência foi uma orientação da Secretaria de Estado da Cultura.

Foi pedido que os municípios maiores de cada região tentassem reunir os municípios menores e fizessem uma discussão. A ideia é que esses representantes voltem para suas cidades já pensando no que eles podem fazer, se vão colocar candidatos ou não, esclareceu a diretora.

Resevera, que também faz parte do Consec, explica que qualquer pessoa pode participar do órgão, já que o objetivo é justamente democratizar as discussões acerca da cultura no estado do Paraná. Pessoas com algum envolvimento na área cultural – dentro dos setores de audiovisual, dança, música, literatura etc. – podem ser candidatos e as eleições estão marcadas para o início de junho.

DSC_0012

ORGANIZAÇÃO
Um dos presentes na conferência foi o presidente do Instituto Histórico de Guarapuava (IHG), Arial José Pires, que destacou a importância da pré-conferência, além da própria existência de um conselho que delibere, por exemplo, sobre o destino dos recursos para a área da cultura no Paraná.

A cultura é tão vasta, independentemente dos conceitos que tenhamos, ou das concepções. É sempre uma coisa necessária e é complexo de tratar disso, disse Ariel, que também afirmou que esse momento difícil que o Paraná e o Brasil estão passando deve ser rico para as futuras discussões. Precisamos assumir nossa parte no processo, ressaltou.

PRIMEIROS PASSOS
A terra do lobo bravo vem avançando nos últimos anos dentro da área da cultura. A organização, por exemplo, de duas edições da Virada Cultural, um evento que já marcou inúmeras cidades do país – como São Paulo e Curitiba, por exemplo -, fez parte dessa ascensão da cidade no mapa cultural do Paraná.

Isso é algo que a secretária de educação e cultura do município, Doraci Denger Luy, ressaltou em sua fala. Ela afirmou que Guarapuava e toda a macrorregião Centro-Sul serão bem representadas na nova formação do Consec.

Já pensamos em estratégias para trabalhar com cultura em Guarapuava. Estamos dando os primeiros passos, mas eu não desanimo, porque se nós não cuidarmos agora, do início, com certeza não vamos colher as flores e os frutos depois, disse a secretária, que também ressaltou a importância da presença dos diretores das escolas do Paraná.

DSC_0016

ENCAMINHAMENTOS
A pré-conferência foi um momento onde quase todos os municípios da macrorregião Centro-Sul tiveram seus representantes reunidos para discutir a cultura no Paraná. A secretária reafirmou que é de suma importância o engajamento dos municípios. Que todos tragam seus pontos de vista, seus argumentos. Que haja discussão e participação popular.

Rossana Campello Manfredini, que faz parte do Consec e é proprietária de uma acadêmica de dança em Guarapuava, explicou que a principal função de um conselheiro é levar o que as pessoas falam para os órgãos, garantindo que todos tenham voz nas discussões.

É importante que a gente faça mais reuniões e que possa, efetivamente, ouvir cada um. Quem sabe fazer um festival, que abrace todas as áreas culturais. Então nós podemos manifestar isso através de uma descentralização de Curitiba, trazendo, por exemplo, outros festivais culturais para cá, finalizou Rossana.

Mais informações sobre o Consec e as eleições podem ser conferidas aqui e aqui.